Desafio Semanal: Schotten Totten – Um Jogo Pequeno, mas Muito Estratégico!

Olá, pessoal! O Desafio Semanal está de volta, e desta vez escolhemos o Schotten Totten, um jogo de cartas para dois jogadores que mistura estratégia, blefe e um pouco de sorte.

O que é o Desafio Semanal?

Para quem ainda não conhece, o Desafio Semanal é uma brincadeira que criamos há alguns anos e compartilhamos em nossa página do Instagram. A proposta é simples: jogar uma partida por dia, durante uma semana, do mesmo jogo. Isso nos permite não apenas apresentar o jogo aos nossos seguidores e explicar suas regras básicas, mas também vivenciar uma experiência mais profunda, observando como o jogo se desenvolve após múltiplas partidas. Com o tempo, descobrimos estratégias e nuances que só se revelam com a repetição. Ao final da semana, compartilhamos uma análise destacando os pontos positivos e negativos que mais nos chamaram a atenção.

Já realizamos diversos desafios (como Splendor DuelCarcassonne Fantasy Realms), todos registrados no nosso Instagram. O Schotten Totten marca nosso 17º desafio! Se você ainda não nos acompanha por lá, aproveite para conferir os jogos que já exploramos.

Esta postagem inaugura a versão do Desafio Semanal aqui no blog! Como no Instagram temos recursos mais limitados, as publicações aqui serão mais completas e detalhadas.


Schotten Totten: O jogo

Schotten Totten é um jogo de Reiner Knizia do ano de 1999, publicado no Brasil pela Paper Games em 2024. Nele, dois jogadores assumem o papel de clãs escoceses em disputa por um território demarcado por nove pedras (cartas de território).

Como funciona?

  • Cada jogador recebe seis cartas (numeradas de 1 a 9, em seis cores diferentes).
  • A cada turno, você joga uma carta em uma das pedras e compra uma nova.
  • O objetivo é formar combinações de três cartas do seu lado de cada pedra que sejam mais fortes que as do oponente.
  • As combinações seguem uma hierarquia parecida com o poker:
    • Sequência de mesma cor (ex: 4-5-6 vermelho)
    • Trinca (ex: três 7s de cores diferentes)
    • Cartas da mesma cor (ex: 2-5-8 azul)
    • Sequência de cores diferentes (ex: 3-4-5 em cores distintas)
    • Soma dos valores (quando nenhuma outra combinação se aplica)
  • Após jogar uma carta, o jogador pode reivindicar uma pedra se ele superar o adversário na combinação de cartas, ou se puder provar logicamente, com as cartas já reveladas, que nenhuma combinação possível do oponente poderá superar a sua.
  • O jogo termina quando um jogador reivindicar 5 pedras no total, ou 3 pedras em adjacentes.
  • O manual ainda traz variações do jogo, como poder reivindicar pedras em um momento diferente e a utilização da variante tática, que adiciona cartas especiais que modificam as regras básicas. Neste desafio nos mantivemos nas regras tradicionais.

Nossas Percepções Após Uma Semana de Jogo

Começo caótico, fim estratégico

No início, o jogo parece um pouco aleatório. Com nenhuma carta na mesa, você precisa trabalhar apenas com as combinações possíveis em sua mão de 6 cartas, tentando projetar estratégias iniciais. Conforme o jogo avança e as cartas são jogadas, a batalha ganha forma: as disputas por cada pedra se tornam mais claras, as decisões começam ficar mais complexas e fazer mais sentido!

Gerenciamento de cartas é tudo

Decidir onde e quando jogar uma carta é o grande desafio do jogo. É preciso entender que muitas vezes é preciso abrir mão daquela sequência perfeita pois a carta que você precisa pode não vir. Em outros casos, vale a pena esconder o jogo um pouco mais para garantir a vitória em uma pedra estratégica! Lembre-se que não é somente a maioria de pedras ganhas que define o vencedor, mas também uma sequência de 3 pedras adjacentes! Isso faz com que os jogadores precisem ficar atentos aos avanços do adversário para impedir a formação de 3 combinações fortes lado a lado, ou acelerar o jogo em 3 pedras vizinhas para obter a vitória antes do oponente.

Blefe e sorte

Como no poker, você pode blefar ao apostar em uma pedra sem ter uma combinação forte, forçando o oponente a desperdiçar cartas boas ali. As vezes é preciso arriscar e contar com a sorte de comprar a carta que irá completar sua combinação no futuro.

Prós e Contras

✅ Rápido e Fácil de Ensinar – Uma partida dura de 10-15 min, perfeito para jogar entre outros jogos. As regras da versão básica são muito simples. Como são cartas numeradas com cores diferentes, acredito que seja fácil de ensinar para aquele pessoal que adora jogar um baralho!
✅ Profundidade Estratégica – Cada decisão importa. Um erro pode decretar sua derrota, principalmente nas rodadas finais!
✅ Portátil e Acessível – Ótimo custo-benefício. É um jogo da linha Pocket da Paper Games.

❌ Arte Simples – O visual não é o ponto forte do jogo. Os personagens até são interessantes, mas o fundo branco é um pouco sem graça. Por outro lado, os versos e as cartas de pedras até que são ok.
❌ Apenas para Dois – A limitação é clara: é um jogo exclusivo para 2 jogadores, sem possibilidade de incluir mais participantes.
❌ Sorte Pode Frustrar – O fator sorte é realmente significativo. Particularmente, não vejo isso como negativo, já que a estratégia ainda se mantém como elemento principal. Mas compreendo perfeitamente que alguns jogadores possam achar o jogo aleatório demais – afinal, estamos falando de um jogo de cartas!


Veredito Final

Schotten Totten é um jogo excelente para quem aprecia duelos estratégicos intensos e rápidos. Mesmo após diversas partidas, continuamos descobrindo novas nuances e desenvolvendo estratégias diferentes. Este não foi nosso primeiro contato com o jogo, e podemos afirmar com convicção: certamente não será o último!

Se você se encantou por esse jogo e quer repetir o desafio em casa, fique à vontade para fazer seu pedido aqui no site! Alugue o Schotten Totten por uma semana e transforme seu parceiro de jogos em um verdadeiro rival das Highlands escocesas!

Veja também nosso post sobre esse desafio no Instagram! Fique a vontade para curtir e deixar seu comentário!

Carrinho do pedidos
Rolar para cima