Desafio Semanal – Star Realms: Sua Autoridade está em jogo

Olá, pilotos e comandantes! 🚀⭐

Na edição 24 do Desafio Semanal, fomos transportados para o espaço sideral, séculos à frente de nosso tempo, em meio a um combate intergaláctico de Star Realms! Este é um jogo de cartas rápido e estratégico para 2 jogadores, onde a disputa é direta, dinâmica e cheia de combos eletrizantes. Apertem os cintos: atravessaremos juntos essa zona de conflito, e a instabilidade é certa!

Star Realms: Sobre o Jogo

Lançado em 2014 pelos designers Robert Dougherty e Darwin KastleStar Realms trouxe a mecânica de deckbuilding (construção de baralho) para uma temática de combates espaciais.

Cada jogador começa com um baralho inicial de 10 cartas básicas e 50 pontos de Autoridade (a “vida” no jogo). Conforme o jogo avança, os jogadores fazem uso de Comércio para adquirir novas Naves e Bases das cartas viradas para cima no baralho do Comércio. As novas cartas são incorporadas ao seu baralho, aumentando seu poder de compra e de combate. Quem conseguir reduzir a autoridade do adversário para 0 é o vencedor.

Embora seja ideal para 2 jogadores (e assim testamos no nosso desafio de 7 partidas), há variantes para mais jogadores, que exigem cópias adicionais do jogo.

Como Funciona?

  • Cada jogador recebe um baralho com 10 cartas básicas. Entre os jogadores é aberta uma fileira de comércio com 5 cartas do baralho principal. Além disso, uma pilha com as naves Exploradores é colocada ao lado da pilha de compra: estarão sempre disponíveis para compra com custo 2;
  • Cada jogador também inicia o jogo com 50 pontos de Autoridade. Marque estes pontos de alguma forma (o jogo vem com cartas para este propósito, mas não é uma maneira muito prática de fazer este registro, então utilize papel e caneta, ou marque em um aplicativo);
  • O objetivo é causar dano ao adversário e reduzir sua autoridade para 0;

Na sua vez o jogador pode baixar todas as cartas de sua mão, não há nenhum custo para isso. Há dois tipos de cartas: Naves e Bases. As cartas de naves são descartadas após a roda do jogador, enquanto as bases permanecem em jogo, fornecendo proteção e habilidades ao seu dono;

As cartas que não são básicas pertencem a uma das 4 facções do jogo, definida pela cor da carta: Império Estelar (amarelo), Federação Comercial (azul), Culto Mecânico (Vermelho) e Blob (verde). Cada facção possui habilidades principais associadas a suas cartas;

As cartas possuem 3 tipos de habilidades: Habilidade Primária, que sempre pode ser utilizada, Habilidade de Aliado, que exige que outra carta de mesma cor esteja na sua área de jogo, e Habilidade de Sucatear, que só pode ser utilizada removendo a respectiva carta de seu baralho;

Os principais efeitos das cartas são:

  • Comércio (ícone amarelo numerado): indica a quantidade de pontos de compra que a carta fornece naquela rodada. O custo das cartas na fileira de comércio é o valor no canto superior direito. É possível comprar mais de uma carta na mesma rodada, desde que tenha pontos suficiente;
  • Combate (ícone vermelho numerado): indica a quantidade de dano que a carta fornece naquela rodada. O valor total de dano é acumulado com as demais cartas em jogo e pode ser direcionado diretamente aos pontos de autoridade do oponente ou às suas bases. As bases com a palavra-chave Avançado simbolizam postos avançados e funcionam como um escudo para as demais bases e ao jogador. Uma base só pode ser destruída se todo o dano correspondente à sua defesa for dado de uma só vez;
  • Autoridade (ícone verde numerado): fornece ao jogador a quantidade de pontos de autoridade indicada no ícone.

Além destas, há muitas outras habilidades variadas presentes nas naves e bases do jogo.

Os jogadores se revezam em turnos, jogando as cartas de sua mão, comprando novas cartas, aplicando habilidades específicas e causando dano pouco a pouco no adversário. O primeiro jogador a reduzir a Autoridade do adversário a 0 é o vencedor!

Nossas Percepções Após uma Semana de Jogo

Sorte ou estratégia?

À primeira vista, o jogo parece depender muito mais da sorte do que da estratégia. Talvez nas primeiras partidas isso até seja verdade, pois tudo é aleatório: das 5 cartas compradas do seu baralho às cartas disponíveis na fileira de compra. Não há custo para baixar cartas ou usar as habilidades. Desta forma parece que as jogadas são pré-determinadas, cabendo aos jogadores a única escolha de qual carta comprar para adicionar ao seu baralho.

O buraco, porém, é muito mais embaixo, como podemos verificar nas dezenas de tópicos sobre estratégia do Star Realms no BGG (111 tópicos quando escrevo!). De fato, a ação mais estratégica do jogo é a escolha de qual carta comprar, mas isso é longe de ser trivial! As cartas modificam seu baralho de tal maneira que é possível direcionar sua estratégia somente a partir destas escolhas.

Primeiro ponto a se observar é a sinergia entre cartas da mesma facção. Muitas cartas possuem Habilidades de Aliado, que necessitam de outra carta de mesma cor em jogo para ser ativadas. Geralmente é mais interessante focar em uma facção para garantir as Habilidades de Aliado do que diversificar.

Outro ponto é que cada facção tem focos específicos em suas cartas. O Culto Mecânico (cartas vermelhas) por exemplo, possui muitas cartas com habilidade de sucatear cartas de sua mão ou pilha de descarte. Os Blob (cartas verdes) conseguem dar muito dano e manipular a fileira de comércio. Tudo isso auxilia na criação de um comportamento esperado de seu baralho, construindo uma estratégia personalizada para cada jogador.

Bom, então é só descobrir a melhor estratégia e descer a porrada, certo? Não é tão simples. Nem sempre o que você quer ou precisa está disponível para a compra. Assim é necessário moldar uma estratégia com o material que temos a disposição, tentando direcionar para uma linha estratégica ou outra. Porém é preciso ser rápido, pois o adversário está te atacando ,e de uma rodada para outra, pode ser o seu fim.

Combos, sinergias e muito dano

Conforme o jogo avança, a tendência é termos um baralho mais poderoso e mais enxuto (isso num cenário ideal, é claro). Começamos a perceber que os combos começam a encaixar e as sinergias das cartas acumulam maior poder de fogo e de compra. Nas primeiras rodadas, somente com naves básicas e poucas adicionais, não é raro passarmos a vez sem causa 1 ponto de dano. Porém, quando uma mão boa é comprada, com naves mais caras e poderosas, conseguimos atingir tranquilamente 25, 30, ou até mais dano de uma só vez. Geralmente isso é suficiente para eliminar qualquer base adversária, ou até mesmo decretar a vitória! Mas cuidado! Caso não finalize seu oponente com um ataque deste, saiba que ele possivelmente estará em condições para retaliar à altura!

Detalhes na produção que fazem a diferença

Observamos alguns pontos que na produção do jogo que poderiam ser diferentes. Minha primeira colocação é sobre a caixa. Muito pequena e frágil. Só há o espaço necessário para as cartas e o manual. Se você colocar sleeves no jogo, pode esquecer, não vai caber tudo de volta!

A segunda colocação é sobre a contagem de pontos. O jogo vem com um conjunto de cartas de autoridade para cada jogador. Acredito que o objetivo disso é que cada jogador marque seus pontos com a somatória das cartas, por exemplo, a carta 20, mais a carta 10, mais duas cartas 1 totalizam 32 pontos.

Ok, funciona, mas agora você sofreu um ataque de 17, então faça as contas, reorganize todas as suas cartas, procure os números certos que somados dão 15… bom, não achei nada prático. Minha solução foi remover estas cartas do jogo (abrindo espaço na caixa para as cartas com sleeve!) e utilizar um aplicativo. Há várias opções específicas para o Star Realms, mas eu costumo usar o Ludohall na função Duelo. Isso economiza tempo, espaço e neurônios!

Terceira colocação: não sei se isso é comum em todos os Star Realms, mas a nossa cópia veio com um leve cheiro de óleo de máquina! Nunca percebi isso em nenhum outro jogo. Não torna o jogo impraticável, mas é um pouco desconfortável, não é exatamente o tipo de imersão que procuramos.

Prós e Contras

✅Mecânica simples e muito funcional;

Rápido, estratégico e dinâmico;

✅Ótimo para quem gosta de Combos!

✅Ótimo também para quem gosta de combate direto;

✅Jogo bem equilibrado e com boa rejogabilidade (também há expansões, e muitas! Mas não vieram ao Brasil 😒)

❌ Apesar de estratégico, a sorte incomoda em alguns momentos;

❌A temática não é tão incorporada à mecânica. Seria facilmente substituível (como nessa versão de Cthulhu!);

❌ A produção poderia ser mais caprichada;

❌A arte é um pouco duvidosa. Particularmente não acho feio, mas tem cara de jogo velho.

Veredito Final

Star Realms é um grande jogo! Um combate direto em que cada ataque é sentido na pele (ou no casco)! Entendemos que um jogo que já tem mais de 10 anos tem algumas melhorias que parecem óbvias hoje (estou olhando para vocês, cartas de autoridade 😠), mas que na época ajudou a pavimentar o universo que temos hoje. E ainda assim, após todo este tempo, ainda permanece um jogo muito agradável, divertido e desafiador!

Se você curtiu o desafio, considere repeti-lo em casa! Convide o melhor piloto de naves que conhece e alugue o Star Realms por uma semana! Tem cupom de desconto para o primeiro pedido! Depois nos conte qual é a facção mais apelona, o Império, os Comerciantes, o Culto ou os Blobs!

Se você já conhece e gosta do Star Realms, dê uma olhada no Radlands, Deterrence 2X62 e Magic Number Eleven! Estes são outros duelos 1×1 bem interessantes na nossa coleção!

Até a próxima, e proteja a sua Autoridade! 🚀⭐

Confira também nosso post sobre esse desafio no Instagram! Deixe seu like e conte pra gente o que achou do jogo!

Carrinho do pedidos
Rolar para cima