Carcassonne é um jogo de colocação de peças modulares, onde os jogadores constroem um mapa do sul da França. Em cada turno, um jogador compra e posiciona uma nova peça, que deve se encaixar no tabuleiro, respeitando as formas topológicas, como estradas, cidades, mosteiros e campos. O objetivo é controlar essas áreas para ganhar pontos.
Os jogadores colocam seguidores (meeples) nas áreas de pontuação, como Cavaleiros em cidades, Ladrões em estradas, Monges em mosteiros e Fazendeiros em campos. Esses meeples permanecem na área até que ela seja completada, retornando ao jogador e gerando pontos. A exceção são os Fazendeiros, que permanecem nos campos e pontuam apenas no final do jogo.
Com uma quantidade limitada de meeples, o gerenciamento desses seguidores é crucial, exigindo decisões estratégicas a cada jogada. O jogo se tornou um clássico moderno, acessível a iniciantes, mas com profundidade estratégica suficiente para criar competições e torneios mundiais. Carcassonne também é conhecido por introduzir o conceito de “Meeple” no mundo dos jogos de tabuleiro.