Catan é um jogo de estratégia onde os jogadores competem para se tornarem a força dominante na ilha de Catan, construindo estradas, vilas e cidades. O tabuleiro é composto por tiles hexagonais que representam recursos como madeira, trigo, tijolo, ovelha ou pedra, e um deserto. Cada tile recebe um número, e os jogadores, no início do jogo, colocam duas vilas e duas estradas nas interseções ou bordas desses tiles.
Em cada turno, os jogadores rolam os dados para determinar quais tiles produzem recursos, com base nos números associados a eles. Os jogadores coletam os recursos gerados, negociam entre si ou com portos/bancos, e os utilizam para expandir suas civilizações, construindo novas estradas, vilas e cidades ou comprando cartas de desenvolvimento. Se um 7 for rolado, o ladrão é movido para um novo terreno, bloqueando a produção de recursos naquele tile e permitindo ao jogador ativo roubar uma carta de outro jogador.
Os pontos são obtidos ao construir vilas e cidades, além de bônus por ter a estrada mais longa ou o maior exército. O jogo termina quando um jogador alcança 10 pontos de vitória, reivindicando a vitória. Catan é conhecido por seu dinamismo e por exigir negociação e estratégia constante.