Patchwork é um jogo para dois jogadores em que o objetivo é construir a colcha de retalhos mais estética e pontuável em um tabuleiro pessoal de 9×9. O jogo começa com todas as peças de tecido dispostas aleatoriamente em um círculo, e um marcador é colocado na peça de tecido 2-1. Cada jogador inicia com cinco botões, que servem como moeda e também como pontos no final do jogo.
Durante o turno, um jogador pode optar por comprar uma das três peças de tecido disponíveis no sentido horário do carretel ou passar a vez. Para adquirir uma peça, o jogador paga o custo em botões indicado na peça, avança sua ficha na trilha do tempo pelo número de espaços correspondente ao tempo da peça, move a posição da peça no círculo e, em seguida, adiciona a peça ao seu tabuleiro. As peças devem ser colocadas de maneira a não se sobrepor, buscando um encaixe estratégico.
Se a ficha de tempo de um jogador está atrás ou alinhada com a do oponente, ele pode jogar novamente; caso contrário, a vez passa para o adversário. Se o jogador optar por passar, ele avança sua ficha de tempo para o espaço imediatamente à frente do oponente e recebe um botão do banco por cada espaço movido.
O jogo continua até que ambos os jogadores cheguem ao centro da trilha de tempo. Quando isso acontece, cada jogador perde dois botões para cada espaço em branco em seu tabuleiro. O vencedor é aquele que acumula mais botões ao final, resultando na colcha de retalhos mais bem-sucedida.