Santorini é uma reinterpretação não abstrata do clássico jogo de tabuleiro de 2004, projetado pelo matemático e educador Dr. Gordon Hamilton. Este jogo de pura estratégia é acessível a todos, sendo simples o suficiente para crianças em idade escolar, mas suficientemente profundo para atrair jogadores experientes. As regras são fáceis de entender e consistem em duas etapas por turno:
Mover – O jogador move um de seus construtores para um espaço adjacente. É possível mover para um nível igual, subir um nível ou descer quantos níveis desejar.
Construir – Depois de mover, o jogador constrói um nível de construção adjacente ao construtor que se moveu. Se um construtor alcançar o terceiro nível, o jogador deve colocar uma cúpula nesse espaço, removendo-o do jogo.
A vitória é alcançada quando um dos construtores do jogador atinge o terceiro nível. Além disso, Santorini introduz uma camada de complexidade com poderes temáticos de deuses e heróis que alteram fundamentalmente a dinâmica do jogo, proporcionando uma experiência única e variada a cada partida.